Cuiabá, 19 de Janeiro de 2025
Notícia Max
19 de Janeiro de 2025

CIDADES Domingo, 12 de Novembro de 2017, 17:57 - A | A

Domingo, 12 de Novembro de 2017, 17h:57 - A | A

SEGUNDO DOMINGO

Candidatos se jogam no chão para fazer prova do Enem em Cuiabá - fotos e vídeo

GD

Marcus Vaillant

 

Mais uma vez, houve correria, trânsito congestionado e desespero durante a entrada para a prova do 2º dia do Enem, em Cuiabá. Neste domingo (12), candidatos se jogaram literalmente no chão para conseguirem entrar na Universidade de Cuiabá (Unic), local com o maior número de inscritos na Capital, antes das 12h, horário em que os portões são fechados no horário de Mato Grosso. 

Como em todas as outras edições o comércio de vendedores ambulantes estava a todo o vapor com lanches, canetas e água. Houve também trânsito lento e congestionamento na imediações dos locais de realização da prova. A novidade foi a presença de grupos de jovens espalhando mensagens positivas de motivação aos candidatos do Enem e até doação de barrinhas de cereal e canetas.

Mesmo com toda a "positividade" no ar, dezenas de pessoas acabaram tumultuando e atrapalhando a entrada dos candidatos. No último minuto, a pressão foi maior ainda sob contagem regressiva para o fechamento dos portões da Unic. 

 

Professores de cursos preparatórios estiveram presente em apoio aos candidatos. Antônio Humberto Cesar Filho, professor de biologia e coordenador do curso pré-vestibular do colégio Master, disse que os alunos estavam motivados em função do 1º dia de provas, que envolveu o tema de educação para surdo-mudo. “Trabalhamos muito com eles orientando que se deve focar em fazer a prova toda, deixar as mais difíceis e duvidosas, sem perder tempo”, destacou.

 

Se preparando há um ano para realizar a prova do Enem, Carlos Inácio, 19, se mostrou confiante. Principalmente depois da 1ª etapa que ele considera que foi bem. “Na semana passada achei bem tranquilo, principalmente no tema da redação, que foi algo em que eu estava ambientado. Para hoje estou me sentindo bem preparado. Não espero tirar a nota mil, mas com certeza acima da média para poder passar no curso”, disse o estudante que pretende cursar Música como primeira opção, e arquitetura e urbanismo, como a 2ª.

A adolescente Vivian Rodrigues, 15, faz a prova do Enem pela 1ª vez. Ela ainda está cursando o ensino médio e explica que a ideia é conhecer os procedimentos para o próximo ano quando fará a prova para valer e pretende disputar uma vaga para o curso de medicina.

 

“Eu vim fazer para me informar melhor como funciona o sistema das provas. Dessa vez não preparei os estudos como deveria, especificamente para o Enem, mas acho que fui bem levando em conta o 1º dia de provas. A expectativa é maior para hoje porque eu sou mais da área de exatas”, declarou.

 

Em Cuiabá, foram 37 mil inscritos. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 57 municípios de Mato Grosso. Os candidatos vão fazer questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).

Foto: Marcus Vaillant

 

Capitalismo selvagem

 

Nesta última edição do Enem, chamou a atenção o investimento feito para compor uma estrutura com locutor e panfleteiros oferecendo inscrições para bolsa de estudos na universidade particular. 

 

VEJA O VÍDEO:

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

VÍDEO

0 Comentários