O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste inauguraram mais 130 km de pista nova da BR-163 e quatro viadutos. Somando mais essa entrega, Mato Grosso totaliza 260 quilômetros de pista duplicada em uma rodovia que, por anos, era sinônimo de abandono e insegurança, conhecida como "estrada da morte".
“Entregamos mais 130 km duplicados na BR-163. Agora já temos 260 km de pista nova em uma rodovia que por anos foi sinônimo de abandono, mas que depois que assumimos a concessão virou um orgulho de Mato Grosso e é a maior obra rodoviária do país. Essa obra está salvando vidas, facilitando o ir e vir e impulsionando a economia de todo o estado”, destacou o governador Mauro Mendes.
O governador frisou que o Estado vive um momento muito favorável, com muita perspectiva de crescimento e entregas para 2026. “Essa obra representa o novo momento que Mato Grosso está vivendo. Um estado que recuperou sua capacidade de investimento e consegue construir obras e ações como essa, que impacta direta ou indiretamente 90% da população de Mato Grosso.”
Mendes esteve acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), do presidente do conselho da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), além de outras lideranças.
“O Governo de Mato Grosso está muito feliz, porque sabemos que essa obra vai salvar vidas. É uma obra que vai ter um grande impacto motivacional e no crescimento e desenvolvimento de toda essa região”, afirmou.
O governador lembrou que, quando assumiu o Governo em 2019, a BR-163 era um dos maiores gargalos de Mato Grosso, com centenas de mortes registradas anualmente.
“Essa rodovia era um drama. Percorremos várias vezes a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], fomos lá não só cobrar, mas apresentar solução. E o resultado está aí. Uma obra que tinha possibilidade de talvez começar daqui a muitos anos, hoje ja está com quase todos os trechos prontos", registrou.
Desde que o Estado assumiu a concessão da rodovia, os óbitos caíram mais de 85% entre os trechos de Posto Gil e Nova Mutum, que são os mais movimentados. “Salvar vidas não tem preço. O investimento vale cada centavo. Isso é fazer política com responsabilidade”.
O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou a estratégia montada pelo Governo Estadual para resolver o problema que a BR-163 vinha causando para Mato Grosso. “Embora fosse uma rodovia federal, um problema do Governo Federal, o prejuízo acontecia no nosso estado. Montamos a estratégia liderados pelo Mauro Mendes e o resultado é o que vemos hoje: a BR-163 se transformando em uma das rodovias mais desenvolvidas do país”.
Com oito contratos de duplicação em andamento, que somam R$ 4,1 bilhões em investimentos, a meta do Governo de Mato Grosso e Nova Rota é concluir a duplicação da BR-163, de Diamantino a Sinop, e da Rodovia dos Imigrantes (BR-070, em Cuiabá e Várzea Grande, em 4 anos, metade do prazo acordado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), uma das medidas que possibilitou a troca de controle acionário para MT Par em 2023.
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