Cuiabá, 12 de Janeiro de 2026
Notícia Max
12 de Janeiro de 2026

CIDADES Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026, 10:16 - A | A

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026, 10h:16 - A | A

BULLYNG E MEIO AMBIENTE

Professoras de Cuiabá são autoras de livros que conscientizam crianças

Da Redação

Três professoras da rede pública de Cuiabá se uniram para escrever livros de literatura infantil que desenvolvem nas crianças a importância da conscientização e da preservação do meio ambiente, bem como o combate ao bullying e o respeito às diferenças.

Trata-se das professoras Denis Moraes Dias dos Santos, atual diretora do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) José Gabriel da Costa, localizado no bairro Parque Geórgia, da professora Simone Correia Alves, coordenadora do CEIC São Francisco de Assis, localizado no bairro Praeirinho, e da professora Nilda Lopes Costa, diretora do CMEI Jaira Cuiabano Corrêa da Costa, localizado no bairro Pedra 90.

A professora Denis Moraes explica que a ideia de desenvolver o livro surgiu após ser verificado, em pesquisa, que há poucos materiais que acrescentem às crianças conhecimento sobre o combate ao bullying e a preservação do meio ambiente.

“Nós verificamos que a literatura, infelizmente, é muito pobre nesse sentido. Este projeto nasceu de uma conversa entre nós, professoras. O objetivo foi tratar esses temas de maneira lúdica e contribuir com a formação de cidadãos”.

A professora Simone Correia Alves ressalta a importância de despertar nas crianças a consciência de temas coletivos. “Acreditamos que a literatura infantil é o caminho que leva as crianças a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa”.

A professora Nilda Lopes destaca a importância de explorar a literatura para desenvolver nas crianças o senso de respeito ao próximo. “Ao incluirmos o tema bullying na escola, trabalhamos para criar um ambiente escolar seguro, respeitoso e acolhedor às nossas crianças. Essa conscientização na fase inicial da aprendizagem promove a empatia, o respeito às diferenças e a cultura de paz, prevenindo comportamentos agressivos e incentivando relações mais saudáveis”.

Os livros “Bullying no Pantanal” e “Branca de Neve e as sete capivarinhas” tiveram mil exemplares adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). “É um trabalho muito criativo que surpreende pela ótima qualidade”, comenta o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Conheça mais detalhes dos livros desenvolvidos pelas professoras de Cuiabá:

Branca de Neve e as sete capivarinhas

A história narra a aventura de uma princesa que foi levada para conhecer as belezas do Pantanal mato-grossense, onde conhece também as lindas capivarinhas do Pantanal. A autora Denis Moraes procura mostrar nessa aventura a importância da conscientização e da preservação do meio ambiente, para que as espécies da fauna e da flora dos biomas brasileiros sejam conservadas.

A cultura mato-grossense aparece na história, nas vestimentas e no linguajar cuiabano das capivarinhas.

Bullying no Pantanal

Essa história narra um triste episódio de bullying, em que o jacaré Poiô vive diversas situações de constrangimento no Pantanal mato-grossense. As autoras procuram mostrar, em uma abordagem infantil, a importância da conscientização e do respeito às diferenças, uma vez que muitas crianças estão passando por situações de bullying.

O principal objetivo de trabalhar o bullying na escola é criar um ambiente escolar seguro, respeitoso e acolhedor para todos os estudantes. Ao abordar o tema desde cedo, é possível promover a empatia, o respeito às diferenças e a cultura de paz, prevenindo comportamentos agressivos e incentivando relações mais saudáveis.

Além disso, a conscientização sobre o bullying e suas consequências pode ajudar a identificar e combater casos precoces, protegendo as crianças e promovendo o bem-estar de todos.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários