Cuiabá, 28 de Setembro de 2025
Notícia Max
28 de Setembro de 2025

FICA ESPERTO Sábado, 27 de Setembro de 2025, 16:55 - A | A

Sábado, 27 de Setembro de 2025, 16h:55 - A | A

AVISO NOS CELULARES

Alerta de teste da Defesa Civil assusta moradores em Cuiabá

Alerta de teste da Defesa Civil assusta moradores em Cuiabá

Redação

O novo sistema de alerta de emergência da Defesa Civil, o Defesa Civil Alerta, foi testado às 14h deste sábado (27) e causou um grande susto em moradores de Cuiabá e outras cidades. A ação, que enviou um sinal sonoro alto e uma vibração para celulares, tinha caráter estritamente de demonstração, mas a emissão simultânea pegou muitos cidadãos de surpresa.

O teste ocorreu em Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra e Rio Branco, com o objetivo de preparar a população para emergências reais, como deslizamentos e enchentes.

"Levamos o Maior Susto"

O repentino susto do alerta, que toca no volume máximo mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso, gerou momentos de confusão e até pânico para quem estava em casa descansando na tarde de sábado.

A jornalista Laís Canto, moradora de Cuiabá, descreveu o susto:"Estávamos deitadas, eu e minha filha assistindo filme e minha mãe dormindo levamos o maior susto com celular tocando esse alerta, minha mãe estava dormindo acordou assustada." 

Como o Alerta Funcionou

O aviso foi enviado automaticamente para aparelhos com sistemas operacionais atualizados (Android 11 ou superior e iOS 17 ou superior) que estavam conectados às redes 4G ou 5G.

Apesar do susto, a Defesa Civil confirmou que o teste foi bem-sucedido em sua função principal: demonstrar que o sistema tem capacidade de atingir grande parte da população rapidamente em momentos críticos. A experiência vivida pelos moradores, embora assustadora, serve como um alerta prático para a intensidade do sistema em uma emergência de verdade.

Complemento: O susto provocado pelo teste da Defesa Civil, apesar de ter sido apenas uma simulação, reforça a importância de a população se informar sobre o novo sistema para que, em caso de emergência real, o pânico não ofusque a necessidade de seguir as instruções do alerta.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários