Cuiabá, 09 de Novembro de 2025
Notícia Max
09 de Novembro de 2025

FICA ESPERTO Domingo, 09 de Novembro de 2025, 20:49 - A | A

Domingo, 09 de Novembro de 2025, 20h:49 - A | A

DE ESTUDANTE A DOCENTE

Ex-aluno de escola técnica em MT volta como professor e reforça o poder transformador da educação profissional

Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) fazem parte da missão da Secietci em garantir oferta pública e gratuita de cursos de educação profissional e tecnológica

Redação

A trajetória do professor Gilson Justino Ferreira dos Santos na Escola Técnica Estadual (Etec) de Lucas do Rio Verde, administrada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), revela como a educação técnica tem qualificado jovens profissionais e transformado a realidade de diversos mato-grossenses. Egresso do curso Técnico em Segurança do Trabalho, ele é atualmente docente do curso Técnico em Administração e destaca que a formação garantiu os meios para transformar o próprio futuro.

“É uma grande satisfação ter sido aluno e hoje ser professor em um espaço tão renomado e transformador como a Etec Lucas do Rio Verde. Foi aqui que descobri o quanto o conhecimento pode mudar destinos”, enfatiza Gilson.

Ele explica que sua história com a Etec começou há mais de uma década, quando percebeu a importância de se dedicar aos estudos. Anos depois, retornou à instituição e, hoje, soma quatro anos formando novas turmas de profissionais técnicos.

“Fiz o curso Técnico em Segurança do Trabalho entre 2014 e 2016. Posteriormente, concluí a graduação em Contabilidade e, em 2020, tive a oportunidade de participar de um processo seletivo para professor na área de Contabilidade. Depois, realizei outro seletivo e passei a atuar também como docente na área de Administração”, relembra.

Ainda segundo o professor, sua formação técnica foi fundamental para ingressar no mercado de trabalho e compreender a importância de se tornar um profissional qualificado.

“As empresas precisam de pessoas preparadas, e quando o aluno conclui o ensino médio junto com o técnico, ele já está pronto para atuar. Em três anos, forma-se um profissional qualificado, capaz de contribuir com o crescimento de Mato Grosso, que está em plena expansão e precisa de mão de obra habilitada e inovadora”, destaca.

Na posição de professor, Gilson afirma compreender com mais facilidade as demandas dos alunos, justamente por já ter vivenciado a mesma rotina.

“Ter vivido as duas experiências, como aluno e agora como professor, me permite entender melhor os desafios e as demandas dos estudantes. Muitos precisam equilibrar a rotina entre o ensino médio regular e o técnico. Essa vivência me ajuda a reconhecer suas dificuldades e motivações, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais eficiente”, afirma.

Dedicação e reconhecimento profissional

Reconhecido por seu trabalho, Gilson já foi premiado duas vezes como Professor Inovador, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os projetos que coordena, destaca-se a participação de seus alunos orientandos na Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). Além disso, publicou artigos acadêmicos nas três últimas edições da Revista C&T, da Seciteci, reforçando seu compromisso com a pesquisa e a inovação.

As Etecs integram o compromisso da Seciteci em garantir uma educação técnica pública, gratuita e de qualidade, em todas as suas modalidades e níveis. Com 17 unidades de ensino distribuídas pelo Estado, as escolas oferecem diversos cursos técnicos nos mais variados eixos tecnológicos, com foco em atender às demandas dos arranjos produtivos de cada região mato-grossense.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários