Cuiabá, 13 de Julho de 2025
Notícia Max
13 de Julho de 2025

POLÍTICA & PODER Quinta-feira, 03 de Novembro de 2016, 09:03 - A | A

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2016, 09h:03 - A | A

"FARRA DAS PASSAGENS"

Nove ex-deputados de MT são denunciados pelo Ministério Público

Da Redação

 

Mais de sete anos após o esquema ser revelado pela imprensa, de que parlamentares utilizavam indevidamente a cota de passagens aéreas da Câmara e do Senado para fins particulares, a Procuradoria da República na 1ª Região denunciou, na última sexta-feira (28), 443 ex-deputados por uso indevido de dinheiro público. O crime atribuído a eles é de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão em caso de condenação. O caso ficou conhecido, em 2009, como a farra das passagens.

Entre os denunciados estão nove ex-parlamentares de Mato Grosso: Teté Bezerra (PMDB), Carlos Abicalil (PT), Celcita Pinheiro (DEM), Eliane Lima (PSD), Neri Geller (PMDB), Pedro Henry (sem partido), Ricarte de Freitas Júnior, Saturnino Masson (PSDB) e Thelma de Oliveira (PSDB).

 Entre os ex-parlamentares denunciados, há representantes dos principais partidos políticos do país e figuras de expressão nacional, como o atual secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo Michel Temer, Moreira Franco, o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM), o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República. Os ex-deputados Antonio Palocci (PT) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presos em razão das investigações da Operação Lava Jato, também são alvos da Procuradoria.

As acusações contra os ex-parlamentares estão distribuídas em 52 denúncias assinadas pelo procurador Elton Ghersel.

Conforme o site Congresso em Foco, caberá ao relator, o desembargador Olindo Menezes, preparar um voto recebendo ou rejeitando o pedido do Ministério Público Federal. O voto dele será levado para julgamento na 2ª Seção do TRF 1.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários