Cuiabá, 14 de Julho de 2024
Notícia Max
14 de Julho de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 20 de Dezembro de 2016, 09:40 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2016, 09h:40 - A | A

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Rui Ramos toma posse e defende harmonia entre Poderes

Da Assessoria

 

O presidente eleito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, tomou posse no cargo em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (19 de dezembro) no Pleno do TJMT. Com um discurso conciliador, o desembargador assinou o termo de posse e afirmou que os próximos dois anos serão de muitos desafios e de superação.

O desembargador ressaltou que o Poder Judiciário é o abrigo de todos e, por isso mesmo, traz a dedicação como uma imposição para a garantia da igualdade na dignidade humana. “Temos que transpor os abismos que nos dividem, temos que construir pontes e se juntos estivermos teremos uma prestação jurisdicional menos cara, mais rápida e eficaz”, afirmou o presidente para o biênio 2016/2017.

Rui Ramos defendeu o fortalecimento do diálogo entre os poderes para superar a crise que afeta o país. “A harmonia é a única forma de fazermos o Estado voltar a crescer”, ressaltou.

Em entrevista coletiva o magistrado disse que não vai medir esforços para que tenha uma boa gestão. Destacou também a necessidade de se fortalecer os métodos adequados de solução de conflitos, continuando o trabalho já desenvolvido pela desembargadora Clarice Claudino, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). “Diminuindo o número de ações ajuizadas poderemos facilitar o trabalho dos juízes, com uma prestação jurisdicional mais célere”, observou.

O presidente eleito disse também que vai estabelecer parcerias com o Poder Executivo para atuar especificamente com os menores em conflito com a lei e também com os reeducandos. “São questões que atormentam a todos, mesmo porque o Brasil assinou documentos internacionais se comprometendo a dar maior atenção para essas pessoas”, enfatizou o desembargador.

Ao final do pronunciamento, Rui Ramos disse que no biênio 2017/2018 a população de Mato Grosso continuará com um Judiciário atuante e à disposição da população para a consagração de seus direitos. “O Poder Judiciário é uma instituição atuante e vai cumprir seu papel, sem excessos, de forma pragmática, consagrando os direitos da população”, finalizou.

A solenidade de posse da nova diretoria do Poder Judiciário Estadual ocorreu no Plenário 1 do TJMT. Além do desembargador Rui Ramos Ribeiro, foram empossadas as desembargadoras Marilsen Andrade Addario (vice-presidente) e Maria Aparecida Ribeiro (corregedora-geral da Justiça). Os três magistrados entrarão em exercício a partir de 1º de janeiro de 2017.

Currículo - Nascido na cidade de Bauru (SP), o desembargador Rui Ramos Ribeiro tem 58 anos. Graduou-se na Faculdade de Direito de Bauru – Instituto Toledo de Ensino, em 1982, e passou a fazer parte da magistratura de Mato Grosso como juiz de Direito em 4 de dezembro de 1986. Iniciou a carreira na Comarca de Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) e passou pelas comarcas de Pontes e Lacerda, Diamantino e Cáceres, até ser promovido à Capital em 1993.

Atuou como juiz da Vara Especializada da Justiça Militar (1993 a 1996), 6ª Vara Criminal (1996 a 2003), diretor do Fórum Criminal (1998 e 1999), juiz convocado para compor Câmaras Criminais Isoladas, Reunidas e Tribunal Pleno (1994 a 2003), juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (1999 a 2001), e juiz substituto de Segundo Grau (2003 a 2004). Por merecimento, em 16 de dezembro de 2004 foi promovido a desembargador do TJMT, tendo atuado como diretor da Esmagis entre os anos de 2009 e 2011 e vice-diretor de 2007 a 2009.

Foi nomeado pela Corregedoria Nacional de Justiça como coordenador regional da região Centro-Oeste e Estado de Minas Gerais entre os anos de 2014 e 2015 e atuou como desembargador auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça no período de dezembro de 2015 a julho de 2016, por nomeação da ministra Nancy Andrighi.

  

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários