A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, entre 6 e 8 de janeiro, ações em Mato Grosso para fortalecer políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, e o apoio à agricultura familiar e povos indígenas, em articulação com cooperativas, associações, organizações sociais e órgãos federais. As iniciativas ocorreram em Cuiabá e Sapezal (MT) e envolveram reuniões, visitas técnicas e a celebração de parcerias voltadas à aquisição e doação de alimentos, sementes e insumos agrícolas.
No dia 6 de janeiro, a Conab promoveu reunião da Rota Caminhos da Agroecologia no auditório da Superintendência Regional de Mato Grosso (SUREG/MT), com a Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Vales Mato-Grossenses (COOPERVALES), integrante da Comissão Executiva da Rota. Durante o encontro, a Companhia apresentou o andamento de projetos de entidades que integram a Rota, discutiu demandas das organizações, especialmente sobre a cadeia produtiva do leite, e tratou de possibilidades de apoio técnico no âmbito do PAA, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), articulando ações com outras políticas públicas e parceiros institucionais.
Já no dia 7 de janeiro, a Conab celebrou o Ato de Cooperação com a Cooperativa Agropecuária dos Povos Indígenas Haliti Paresi (COOPIPARESI) para viabilizar a aquisição de sementes pela modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A assinatura foi marcada por evento realizado em Sapezal (MT), com participação da superintendente regional do estado, Francielle Tonietti, e dos diretores de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide Sandes, formalizando a destinação das sementes à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), responsável pela definição da distribuição aos beneficiários.
A iniciativa com a COOPIPARESI integra o PAA Sementes, operacionalizado pela Conab, com foco na compra de sementes, mudas e materiais propagativos de organizações indígenas e da agricultura familiar, com prioridade para sementes locais e crioulas. As propostas das organizações são apresentadas pelo sistema PAA Net (PAANET) e devem assegurar, no mínimo, 50% de participação feminina, com foco na produção voltada ao autoabastecimento, na segurança alimentar e nutricional e na preservação da biodiversidade nos territórios das comunidades atendidas.
Por fim, no dia 8 de janeiro, a Conab, por meio da SUREG/MT, visitou o Centro de Pastoral para Migrantes e a Associação Obras Sociais Seara de Luz, em Cuiabá (MT). A ação teve como objetivo efetivar a parceria no âmbito do Programa Cozinha Solidária, instituído pela Lei nº 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto nº 11.937/2024, voltado ao fornecimento de alimentação gratuita à população em situação de vulnerabilidade e risco social.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.



0 Comentários