Cuiabá, 15 de Janeiro de 2026
Notícia Max
15 de Janeiro de 2026

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 15:02 - A | A

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 15h:02 - A | A

Há 10 anos

CTECNO Parecis se destaca como referência em pesquisas para solos arenosos em MT

Da Redação

Para auxiliar o produtor rural na tomada de decisões práticas, no aumento da produtividade e na adoção de práticas sustentáveis, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) implantou Centros de Pesquisa voltados à realidade do campo. Um deles é o Centro Tecnológico Parecis (CTECNO Parecis), em parceria com Instituto Mato-grossense de Agronegócio (Iagro MT), referência nacional em manejo de solos arenosos.

Ao relembrar o início das atividades do Centro de Pesquisa em 2016, o pesquisador e consultor da Aprosoja MT, Leandro Zancanaro, destacou que, desde o início, o projeto foi bem conduzido, destacando-se como referência nacional.

“O projeto a campo hoje demonstra o quanto foi bem planejado, implantado e conduzido desde o início. O CTECNO Parecis é a principal estação de pesquisa em solos arenosos do Brasil. O zelo e o capricho das equipes são impressionantes. Os trabalhos desde o início dos projetos foram sempre muito bem conduzidos, assim como sempre ocorreu nestes 10 anos de condução”, afirmou Leandro.

Para o pesquisador, os resultados obtidos ao longo dos anos devem ser analisados de forma integrada, considerando os diferentes fatores que influenciam o desempenho das lavouras.

“Não há como dizer que um resultado individual é mais relevante que outro. O CTECNO Parecis comprova que o resultado a campo é consequência da integração de todos os resultados obtidos ao longo do tempo, e de todas as condições ambientais, que interferem dia a dia nos efeitos da produção a campo. É impressionante como esta estação experimental, desde o início, até hoje, conseguiu, sempre estar totalmente identificado com a necessidade do produtor. Todos estes trabalhos demonstram que a melhor estratégia de manejo é a integração de todos os conhecimentos técnicos científicos devidamente comprovados associado a aplicabilidade no campo”, pontuou Leandro Zancanaro.

Produtor rural em Campo Novo do Parecis, Antônio Brolio acompanhou desde o início a implantação do Centro de Pesquisa e destaca a importância da iniciativa para a região e os avanços significativos para a produtividade das áreas arenosas.

“De início quando foi escolhido a área do CTECNO aqui na região do Parecis, ficamos empolgados, pois uma boa porcentagem da região tem solo arenoso e grande parte ficava em segundo plano com menores investimentos ou só com pastagem. Técnicas implementadas no CTECNO demonstram a possibilidade de se produzir bem nesses solos. Manejos com plantas de cobertura formando boa massa de palhada, que além de reter água e nutrientes, são essenciais para proteção do solo e assim conseguimos melhorar as médias de produção. Em solos arenosos o centro de pesquisa é referência até fora do estado e o produtor que aproveitou desde o início e incrementou novas técnicas logo teve resultados positivos”, observou.

O produtor também ressaltou que o modelo de pesquisa adotado pelo Centro aproxima os produtores do conhecimento técnico e fortalece a confiança nas decisões adotadas dentro das propriedades. “Como no CTECNO as pesquisas são totalmente abertas aos agricultores, isso nos aproxima e nos dá confiança no trabalho dos técnicos influenciando em nossas decisões”, ressaltou Antônio Brolio.

Para o vice-presidente Sul da Aprosoja MT e coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Fernando Ferri, a criação dos Centros de Pesquisa surgiu da necessidade de oferecer soluções práticas para áreas consideradas mais desafiadoras do ponto de vista produtivo.

“O CTECNO, há 10 anos atrás, foi criado justamente pela particularidade da área. Por ser de solos mistos, áreas arenosas e solos fracos. Então nós realizamos vários manejos de fertilidade de solo, exaustão de alguns nutrientes, palhada, rotação de cultura. Com esses trabalhos, todo produtor que visita o nosso CTECNO sai de lá deslumbrado, porque quando você só ouve falar dos resultados, você tem uma noção. Mas quando você vai lá e vê aquilo na prática, você consegue ver a diferença. A gente tem sempre atualizado as pesquisas em cima do que o produtor tem necessidade. Então, tudo que está acontecendo no momento, a gente consegue transcrever para ter um resultado confiável. E o grande objetivo nosso, além de trazer viabilidade para as áreas marginais, é a imparcialidade, ter um resultado confiável que o produtor saiba que não vai ter interferência de nenhuma multinacional ou empresa”, afirmou Ferri.

O vice-presidente Sul ainda destacou que, ao longo dos anos, o CTECNO Parecis tem cumprido o papel de aproximar o produtor rural da tecnologia, aliando rentabilidade e sustentabilidade. “Um dos objetivos da missão da Aprosoja MT é ter sustentabilidade e rentabilidade no seu negócio. E lá a gente traz à luz os testes que precisam ser feitos. Às vezes o produtor não precisa ficar testando na sua propriedade qual manejo vai dar certo. Lá a gente já vai ter o resultado pronto. Quando você vai lá e visita um centro técnico como esse consegue ver manejos com resultados prontos. Então, automaticamente, o produtor só copia aquilo que ele estava vendo e leva para a sua realidade. E com isso ele vai oferecer mais rentabilidade e sustentabilidade para ele se manter no campo com produção e financeiramente ativo”, ressaltou Fernando Ferri.

Ao final, Fernando Ferri convidou os produtores a participarem da programação especial em comemoração aos 10 anos do CTECNO Parecis.

“Eu gostaria de convidar todos os membros da Comissão de Defesa Agrícola que dia 14 às 18h30 nós teremos a nossa primeira reunião anual da Comissão de Defesa Agrícola. E no dia seguinte, que será dia 15, nós vamos estar com o nosso campo aberto, vamos ter palestras magnas e visitação ao campo, onde o produtor vai poder enxergar tudo isso pessoalmente. Então, gostaria que todos os produtores sintam-se convidados a participar do nosso Centro de Pesquisa e do nosso grande dia com uma comemoração aos 10 anos”, finalizou.

E para marcar essa trajetória dedicada à pesquisa aplicada e à geração de conhecimento para o campo, o CTECNO Parecis realiza, na quinta-feira (15.01), um evento especial em Campo Novo do Parecis. A programação contará com palestras de dois nomes nacionais, sendo o biólogo e apresentador Richard Rasmussen e o produtor rural e ex-ministro da agricultura, Antônio Cabrera, além de visitas às áreas experimentais, proporcionando aos produtores rurais a oportunidade de conhecer de perto os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo desses 10 anos e como elas podem ser aplicadas na prática, fortalecendo a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários