Cuiabá, 21 de Maio de 2024
Notícia Max
21 de Maio de 2024

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 01 de Julho de 2016, 13:05 - A | A

Sexta-feira, 01 de Julho de 2016, 13h:05 - A | A

MINI PROPRIEDADE

Empaer apresenta vitrine tecnológica na 52ª Expoagro

Da Redação/Empar-MT

Mini propriedade rural com tecnologia voltada para a agricultura familiar - Foto por: João de Melo/Empaer-MT

 

A Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) apresentará durante a 52ª Expoagro, em Cuiabá, uma mini propriedade rural com tecnologias recomendadas para a agricultura familiar. Numa área de 1.700 metros quadrados foram construídos canteiros com hortaliças, frutíferas, feijão, arroz, milho, trigo, mandioca, plantas medicinais, flores tropicais, hidroponia, criação de peixe e outros. A abertura da Expoagro será no sábado (02.07), às 18 horas, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, no bairro Dom Aquino.

 

Considerada também uma vitrine tecnológica, a mini propriedade será de fácil acesso aos visitantes que vão receber informações sobre pesquisa, transferência de tecnologia, assistência técnica e extensão rural. O coordenador de implantação da mini propriedade, Valter José de Souza, fala que o objetivo é auxiliar os visitantes com orientações sobre o processo de plantio, cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente, área social, artesanatos e outros. “Queremos também mostrar uma forma didática para os estudantes e interessados no meio rural”, destaca.

 

O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano, enfatiza  que serão mostradas alternativas que garantam lucro e renda à família rural, com orientações sobre as cadeias produtivas, agroindústria e artesanato. Toda a estrutura montada para expor o trabalho pelos técnicos da empresa foi executada em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá.

 

O presidente da Empaer, Layr Mota, explica que Mato Grosso possui 104 mil agricultores familiares, sendo 61 mil assentamentos rurais e 42 mil agricultores tradicionais. Segundo ele, a vitrine tecnológica é a referência dos trabalhos executados pelos extensionistas e pesquisadores em atendimento aos produtores rurais. E devido à importância, será firmado um termo de cooperação com o Sindicato Rural para manter a vitrine de forma permanente em atendimento aos interessados e estudantes.

 

Layr acrescenta que a Expoagro é considerada a maior Feira Agroindustrial e Comercial do Centro-Oeste e será uma ocasião para realizar a interação com produtores e interessados em diversificar, criar oportunidade de negócio voltada para a agricultura familiar. “Esse espaço vai contar com diversificação de culturas, variedades, espécies, se tornando uma sala de aula com a finalidade de auxiliar nos negócios dos empreendedores rurais”, conclui.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários