BRS Belatriz 239 é um híbrido de cebola voltada para o plantio nas condições de primavera e verão nas principais regiões produtoras do Brasil. A cultivar se diferencia de outros materiais disponíveis no mercado por associar estabilidade produtiva e adaptabilidade às condições de dias longos, úmidos e quentes das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A BRS Belatriz 239 apresenta alta produtividade de bulbos comerciais, e possui resistência a doenças e tolerância a pragas. A cultivar atende o segmento de cebolas amarelas precoces para consumo fresco.
Desenvolvida em parceria com a empresa de sementes Agrocinco, o híbrido apresenta boa padronização comercial com bulbos concentrados nas classes 3 e 4, além de alta uniformidade de maturação e colheita. Essas características são proporcionadas pela resistência e tolerância às condições climáticas do Verão: alta umidade e alta temperatura; e resistência à bulbificação precoce sob altas temperatudas, à queima foliar por Xanthomonas, à mancha púrpura e à antracnose; além de tolerância ao nematoides das galhas e resistência moderada à raiz rosada.
A BRS Belatriz 239 é indicada para cultivo nos principais polos de produção de cebola do Planalto Central (Distrito Federal e Goiás), das regiões de Campinas e macro-metropolitana Paulista (SP), localizados na faixa de latitudes entre 13° e 23° e altitudes variando de 700 m a 1.200 m. A população de plantas recomendada é de 500 mil a 700 mil por hectare. O sistema de produção recomendado é o atualmente implantado nas áreas de produção mais tecnificadas.
A cultivar apresenta precocidade de ciclo com colheita em torno de 120 a 130 nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com plantio entre meados de novembro a final de janeiro. O teor médio da matéria seca dos bulbos e 10% e a pungência media é alta, ou seja, maior que 6 micromol de ácido pirúvico por grama de massa fresca. A BRS Belatriz 239 possui ainda boa conservação pós-colheita.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários