Estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis, participaram da etapa estadual da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu nesta sexta-feira (29.8), no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no Centro de Cuiabá.
A Equipe Legobots, formada por alunos do 3º ano, avançou para a etapa nacional da competição, que acontecerá em Vitória (ES), em outubro. A equipe pode, ainda, chegar ao RoboCup Mundial, com local e data a serem confirmados.
“As escolas estaduais dominaram o pódio. Esse resultado é fruto de uma gestão pública eficiente e de investimentos consistentes na nossa educação. Ainda estamos em êxtase e quase sem acreditar na grandeza desse feito”, declarou o diretor da escola, Júlio Cezar Maia.
A etapa estadual contou com 9 equipes participantes de 5 escolas estaduais de 5 Diretorias Regionais Escolares (DREs) diferentes. Entre os três primeiros colocados, dois são de escolas estaduais de Mato Grosso. Participaram na categoria estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico Integrado.
Entre as equipes e escolas estaduais participantes, estão Alpha BF, da Escola Técnica Integrada Deputado Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos; e Elias Bento 3, da Escola Estadual Elias Bento, de Canabrava do Norte.
Também participam as equipes do 8º ano Girls - Gomes Evolution, 9º ano - Gomes Evolution e Boys 8º ano - Gomes Evolution, da Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande; Elidio Spike, Elidio Spike Teen e Os Elidianos, da Escola Estadual Professor Elidio Murcelli Filho, de Aripuanã.
No total, 39 equipes entre escolas estaduais, privadas, federais e municipais participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.
A modalidade prática envolveu os estudantes a montar e programar robôs (físicos ou virtuais), ou criar apresentações artísticas utilizando os robôs. Com o objetivo de incentivar o trabalho em equipe e aprendizagem colaborativa, as equipes foram compostas por 2 a 4 estudantes e um professor-orientador.
Premiações
Entre as premiações, estão vagas para a RoboCup Mundial, medalhas, certificados e bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A depender da categoria, as premiações são dadas para as equipes com os melhores desempenhos nas provas e para as equipes com o melhor design de robô, lógica de programação e trabalho em equipe.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários