Cuiabá, 16 de Julho de 2024
Notícia Max
16 de Julho de 2024

CIDADES Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 09:37 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 09h:37 - A | A

julho verde

Ceope realiza ação para detecção precoce de câncer de cabeça, pescoço e boca

Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais, unidade localizada em Cuiabá, ofertará exames clínicos no dia 11 de julho

Da Redação

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, ofertará, nesta quinta-feira (11.07), exames clínicos para diagnóstico precoce de câncer de cabeça, pescoço e boca.

Serão ofertadas 44 vagas para pacientes regulados pelas unidades de saúde ou hospitais via Sistema de Regulação (Sisreg) e 30 vagas disponíveis para pacientes que buscarem a unidade com lesões ou manchas que não cicatrizam há mais de 15 dias.

A iniciativa do Ceope ocorre em consonância com a campanha nacional Julho Verde, destinada à conscientização e ao combate do câncer de cabeça, pescoço e boca, e ao Dia o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que é celebrado em 27 de julho.

“Todas as unidades especializadas da SES prestam um atendimento diferenciado ao cidadão e com o Ceope não é diferente. Sabemos da importância do diagnóstico precoce do câncer e, por isso, essa é uma ação fundamental, que facilita o acesso ao serviço para possível diagnóstico e tratamento”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

No dia da ação, a unidade e a equipe de cirurgiões-dentistas se dedicarão exclusivamente ao atendimento de pacientes que possuem algum tipo de alteração, como lesão ou mancha/placa na região da cabeça e do pescoço.

“Neste dia, os esforços da nossa unidade serão dedicados ao atendimento exclusivo dos casos suspeitos para câncer de cabeça, boca e pescoço. O diagnóstico tardio é um dos principais problemas para o tratamento e ocorre em 60% dos casos”, explica a diretora do Ceope, Martha Aquilino.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destacou a importância da ação na estratégia de rastreamento de casos de câncer e ainda ressaltou que o incentivo ao diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os impactos na saúde dos pacientes

“O diagnóstico precoce atenua os impactos na saúde dos pacientes, o Ceope, já consolidado como centro de referência no estado, oferece uma estrutura de qualidade e profissionais capacitados para essa ação. Será possível proporcionar um atendimento de excelência, além de promover o diagnóstico, garantindo que os casos sejam encaminhados para o tratamento adequado”, finalizou a gestora.

Outros serviços

A unidade é referência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência, que são regulados pelas Unidades de Saúde ou hospitais via Sistema de Regulação (SISREG).

O Ceope oferece as especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, dentística, prótese e odontopediatria. Os profissionais do Ceope também prestam serviços para pacientes em home care e para aqueles que precisam de anestesia geral.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários