Cuiabá, 14 de Novembro de 2024
Notícia Max
14 de Novembro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 08:23 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 08h:23 - A | A

Preservação ambiental

Mauro: “O Brasil precisa se fazer respeitar, não podendo mais aceitar que todos coloquem o país como um patinho feio”

Governador destacou que Mato Grosso é o maior produtor brasileiro e preservamos 62% do nosso território

Valdemar Félix

“Mato Grosso é o maior produtor brasileiro e preservamos 62% do nosso território. Essa verdade o mundo precisa conhecer mais isso e respeitar mais o Brasil como uma potência ambiental e uma potência alimentar”. A colocação é do governador Mauro Mendes (União Brasil), em entrevista à a CNN Brasil na semana passada, ao abordar a participação de Mato Grosso na COP 27.

Conforme Mauro Mendes, o Brasil precisa se fazer mais respeitar, não podendo mais aceitar que todos fiquem colocando o país como um patinho feio, como bode expiatório na questão do aquecimento global, quando os países ricos ao longo de todas as COPs assumiram o compromisso, primeiro de pagar por serviços ambientais, e não estão pagando, e segundo de fazer as redução das emissões de carbono, sendo que muito pouco foi feito dentro do compromisso que assumiram.

“Precisamos que o mundo respeite esse trabalho, pois não podemos ficar na posição de patinho feio, sendo que os países mais ricos, que se comprometeram a pagar por serviços ambientais, não cumprem a sua promessa. Também não se pode confundir o desmatamento ilegal com o desmatamento legal, presente no nosso Código Florestal, que é o mais restritivo do planeta. O que defendemos e fazemos é buscar o desmatamento ilegal zero”, pontuou.

Mauro, ao falar sobre o desmatamento zero na Amazônia, que foi proposto pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ressalta que o que vale no país é aquilo que está nas brasileiras, e como agentes políticos podem até pensar diferente, propor ao Congresso Nacional uma mudança, e se for aprovado muda os normativos em qualquer área, isso valendo também para o meio ambiente, e hoje o que vale no Brasil é o Código Florestal Brasileiro, que talvez, diz Mendes, seja uma das mais restritivas do mundo.

“Conversei um tempo atrás com alguns produtores da Noruega e da Dinamarca, e explicava que no Brasil, se alguém tem uma fazenda de mil hectares, pode se usar apenas 200 ha, porque 800 ha tem que preservar, tem que se responsabilizar por aquilo, mas não pode usar. E eles ficaram assustados, não conseguindo entender ter mil hectares e poder usar 200 ha, mas essa é lei brasileira, que precisa ser respeitada, e isso que estou dizendo, não podemos falar de desmatamento zero, pois estaríamos abrindo mão desses 20%”, explicou.

Mauro ainda ressaltou que o que ele faz no Estado e deveria ser feito no Brasil é combater o desmatamento ilegal, e se alguém estiver fazendo fora do que permite a legislação, que se aplique no rigor da lei todas as sanções previstas.

“Por isso que eu disse e repito, que nem eu e nem ninguém pode defender algo diferente que aquilo que esteja na lei. Você pode defender a mudança da lei, mas não defender ao arrepio da nossa legislação”, finalizou.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários