Cuiabá recebe, neste sábado (07), no Palácio das Artes Marciais Lusso Sinohara, das 8h às 11h, a presença do mestre, atleta e técnico de renome internacional, Edson Aparecido Gonçalves da Silva, vindo de São Paulo, ao Curso de Treinamento em Alto Rendimento trazendo a prática intensiva e teoria a todas as modalidades de artes marciais e esportes de combate, com foco em Sanda e adaptação ao MMA moderno. As inscrições podem ser feitas no local e é importante que o atleta leve o equipamento pessoal.
Desde a última terça-feira (03.02), Cuiabá está no centro das atenções do Kung Fu Wushu nacional com a presença do mestre em uma oportunidade única de troca de experiências e atualização técnica, reunindo praticantes de diferentes estilos em um mesmo espaço.
PROGRAMAÇÃO
A programação inclui uma palestra e módulos práticos divididos em escolas de combate e tático-técnicas. Entre os temas abordados estão a experiência internacional de um treinador que atuou na Ásia com atletas profissionais de MMA de classe mundial, compartilhando vivências e aprendizados de alto nível.
Terá a “Escola de Combate – Sanda Striking” adaptado ao MMA, com técnicas de boxe, chutes, cotovelos e joelhos, além de clinch seguro e fundamentos do wrestling chinês (SanDa).
Ainda, a “Escola Tático-Técnica”, com conceitos de integração entre técnicas de socos e chutes e a luta agarrada, focando na adaptação ao MMA moderno.
O encerramento será com reflexões e bate-papo, debatendo as melhores práticas e atualidades do cenário mundial dos esportes de combate.
A iniciativa integra o projeto “Fomento KungFu MT 2025: Competições nacionais”, da Federação Mato-grossense de KungFu Wushu, patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel-MT).
O MESTRE EDSON
A presença do mestre Edson Aparecido Gonçalves da Silva simboliza um salto de qualidade. Considerado um dos técnicos mais respeitados do Brasil no Sanda, ele acumula a formação de campeões brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, além de experiência em training camps na China, berço do Wushu moderno. Foi invicto por 10 anos pela Seleção Brasileira, em todo continente americano
Sua atuação em Mato Grosso representa a importação de conhecimento de excelência, com metodologias atuais, avançadas e eficazes, capazes de romper o isolamento técnico e elevar o nível competitivo local, em cinco dias (40 horas/aula), focada em atletas e técnicos de elite, abrangendo táticas avançadas de combate, preparação física específica, análise técnica e tática de vídeos, estratégias de luta (camp tático), preparação psicológica e mentoria de carreira.
Ao unir formação, competição e estrutura, o projeto busca fortalecer Mato Grosso e impulsionar o Brasil rumo a maior destaque mundial, contribuindo para a campanha pela futura inclusão do Kung Fu Wushu no programa oficial dos Jogos Olímpicos.
FOMENTO KUNGFU MT 2025
As atividades do Fomento Kung Fu MT tiveram início em dezembro, com um circuito de cursos gratuitos, por atletas de Cuiabá, da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu, representantes de Mato Grosso: a professora e atleta Brenda Silva dos Santos com o aperfeiçoamento do “Taolu Tradicional”; “Sanda”, com Gabriel Almeida Pedroso; e “Shuajião” com o professor Luiz Alberto Soares Maciel Filho.
E, recentemente, entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026, com o mestre João Ferreira da Silva Júnior (SP), também especialista nacional e representante da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW), paralelamente, durante o 20º Campeonato de MT, realizado no dia 31 de janeiro, também contemplado no objeto, no Palácio das Artes Marciais, beneficiando dezenas de atletas, técnicos e academias de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Aripuanã, entre outros.
Em breve, serão abertas inscrições para o curso de Sanda – Categoria de Base, com Edineia Camargo, atleta referência no Brasil.
O projeto também prevê a participação no 5º Campeonato Tradicional de KungFu Wushu, em São Paulo/SP, entre 19 e 23 de abril de 2026, incluindo logística de viagem e competição
Foi criado para enfrentar desafios históricos do esporte no Estado, como a falta de formação continuada, os altos custos de deslocamento e a necessidade de qualificação técnica, em uma iniciativa estratégica da Federação Mato-grossense, que soma 32 anos de atuação. O objetivo é gerar impactos de médio e longo prazo.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.




0 Comentários