Cuiabá, 25 de Junho de 2024
Notícia Max
25 de Junho de 2024

CIDADES Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 14:48 - A | A

Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 14h:48 - A | A

RECYTEC

Seciteci recebe da Sesp mil celulares apreendidos para projeto de inclusão digital

Os aparelhos recolhidos pela Sesp serão restaurados e entregues para aulas de curso de qualificação

Da Redação

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) recebeu da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), nesta segunda-feira (20.05), mil aparelhos de celular apreendidos pelo sistema prisional. Os dispositivos serão restaurados em aulas do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos (Recytec).

Os alunos do programa irão aprender técnicas de montagem, desmontagem e manutenção de celulares.

Após o processo de manutenção e substituição de peças e componentes, os equipamentos serão destinados para o atendimento de projetos de inclusão digital em escolas públicas, bibliotecas, e outras iniciativas.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, antes da entrega, todos os dados dos aparelhos foram resetados.

“Atendendo solicitação do secretário Allan, conseguimos disponibilizar mil aparelhos celulares nesse primeiro momento para que sejam utilizados nas oficinas da Seciteci e para atendimento de outras demandas sociais do Estado”, declarou Roveri.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, enfatizou que o Recytec possibilita a inclusão social e digital, a formação de jovens e adultos na área da tecnologia e a sustentabilidade através do reaproveitamento dos resíduos eletrônicos.

“Nós teremos três tipos de trabalhos com essa ação: não deixar que esses aparelhos fossem para o meio ambiente, incinerados ou queimados; formar jovens em montagem e desmontagem e manutenção de celulares; e devolver para a sociedade, entregando para aquelas pessoas que mais precisam na área da comunicação”, afirmou o secretário.

O programa Recytec, desenvolvido pela Seciteci em parceria com a ONG Programando o Futuro, representa uma iniciativa inovadora que tem como objetivo realizar a reciclagem e o descarte ambientalmente adequado de equipamentos eletrônicos inservíveis para os órgãos e entidades do poder público.

Em 2023, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões para a ampliação do projeto. O recurso, destinado via convênio assinado pelo governador Mauro Mendes, possibilitou a abertura de novas turmas para formação de estudantes até 2025.

A sede do Recytec na Capital também aceita doações de materiais eletrônicos de toda a comunidade. Além de ser uma opção sustentável de descarte, a doação possibilita a continuidade do programa.

Para doar basta agendar o recolhimento, feito gratuitamente pela equipe do Recytec, pelo telefone: (65) 99229-2675.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários