Cuiabá, 04 de Fevereiro de 2026
Notícia Max
04 de Fevereiro de 2026

CULTURA Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 16:13 - A | A

Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 16h:13 - A | A

CINEMATO

23º Festival de Cinema de Cuiabá será lançado nesta quinta-feira

Esta edição lança o convite do Cinema como espelho do Mundo: Migração, Clima e Luta por Pertencimento urgente e ancestral, ao silencioso e implacável fluxo migratório

Da Redação

Com o tema “Migração - mobilidade humana e mudanças climáticas”, o 23º Festival de Cinema de Cuiabá - CINEMATO, será lançado nesta quinta-feira (05.01), com as inscrições de filmes de Curta e Longa-Metragem, a partir de meio-dia até 27 de fevereiro. O CINEMATO é o maior movimento do cinema mato-grossense, reconhecido como um dos mais importantes Festivais do audiovisual do Brasil e pretende trazer, em 2026, filmes que são reflexo da migração. Mais do que um deslocamento geográfico, uma narrativa tecida por fios de esperança, desespero, conflito e resiliência. O homenageado desta edição será revelado no lançamento oficial, em uma coletiva de imprensa com personalidades do Cinema de Mato Grosso.

O chamamento público é para produtores brasileiros a inscrever filmes de ficção e não-ficção, como documentário e animação, produzidos a partir de 2025, para serem apreciados pela equipe de curadores de Longa e Curta-Metragem coordenada por um curador geral. Após a apreciação, essa comissão divulgará os Longas-Metragens concorrentes, entre mato-grossenses e nacionais, previsto para o dia 22 de março.

As premiações serão de Melhor Filme de Longa-Metragem Nacional; Melhor Filme de Longa-Metragem Mato-grossense; Melhor Filme de Curta-Metragem Nacional e Melhor Filme de Curta-Metragem Mato-grossense. O Júri oficial poderá instituir outras categorias de premiação. Lembrando que terá Júri popular votado por pessoas presentes nas exibições competitivas do Festival.

Os filmes premiados serão escolhidos pelo júri oficial e o júri popular que ainda deverá escolher o Melhor Filme de Longa-Metragem e Melhor Filme de Curta-Metragem. Aos premiados será concedido o troféu Coxiponé, nome em homenagem aos indígenas da nação Coxiponé, de etnia Bororo, que habitavam as margens do Rio Coxipó, no século XVIII. Terá ainda o 2º Prêmio Dira Paes, que é conferido a uma mulher mato-grossense, com uma importante trajetória em defesa da mulher e do Meio Ambiente.

O Festival será realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, no Teatro da Universidade de Mato Grosso (UFMT), de 23 a 31 de maio de 2026, com patrocínio da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via Governo do Estado de Mato Grosso. Conta com a parceria da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev – UMFT), Primeiro Plano Cinema e Vídeo e Trup; apoio institucional do Cineclube Coxiponés -UFMT, Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O TEMA

Esta edição do CINEMATO propõe desconstruir estereótipos, apresentando narrativas que celebram a diversidade, o hibridismo cultural e a coragem do imigrante, ao mesmo tempo que não se furtam a criticar as violações de direitos humanos nas fronteiras.

Por que Cuiabá, no coração do Brasil, deve dialogar sobre isso? Pois a cidade é feita de migrações: dos povos originários, dos colonizadores, dos africanos escravizados, dos italianos, japoneses, chineses, sírio-libaneses, brasileiros de várias regiões, entre outros, que povoaram a região. E hoje, testemunha-se os "refugiados climáticos" internos das queimadas e do assoreamento dos rios no Pantanal e na Amazônia.

Nesta 23ª edição a tela será um território sem fronteiras, onde possa se compreender que a migração não é um problema a ser resolvido, mas uma condição humana a ser acolhida. E que, ao final, seja entendido que o direito de permanecer e o direito de partir são, acima de tudo, o direito a existir com dignidade, pela sobrevivência e futuro.

Ou seja, um debate necessário através das lentes do audiovisual, portanto, mais do que uma exibição de filmes, um convite para questionar, debater e agir ao acolhimento da diversidade como fundamento e não como ameaça.

INSCRIÇÕES

Pelo site www.festivalcinemato.com.br.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários