Recém-chegada ao universo artístico, mas já com performance de alto nível, a Companhia Sesi de Dança alcançou o topo do pódio da disputa mais tradicional de Mato Grosso, o Festival de Dança Digoreste. Essa foi a primeira participação do grupo em um concurso desde a sua criação em abril deste ano. A estreia com vitória revela a qualidade técnica dos bailarinos.
A apresentação que rendeu a medalha de ouro ao grupo foi inspirada em um dos temas do clássico ballet de repertório Dom Quixote – Sonho do Ballet, interpretado por 15 bailarinas sob a direção de dois professores da Companhia. A performance encantou o público e conquistou o júri, garantindo o 1º lugar na categoria Conjunto Sênior (a partir de 16 anos).
Além da medalha, o grupo recebeu como prêmio uma bolsa de 50% de desconto na inscrição para o Festival Onça Pintada 2026, que será realizado em Campo Grande (MS). A bolsa já é um reconhecimento nacional porque o festival é um evento que reúne milhares de bailarinos e artistas de diversas regiões do Brasil e outros países, oferecendo espetáculos e reconhecendo aos melhores talentos da dança.
Para a bailarina Amanda Sachetti Xavier, a vitória parecia um sonho distante. Mas, ao subir ao palco e sentir a entrega da equipe, sua visão mudou. “Começar com uma conquista tão significativa foi emocionante. Fiquei extremamente feliz com o resultado e, mais ainda, com o comprometimento de todo o grupo”, afirma.
Agora, Amanda já projeta novos voos. “Queremos representar bem Cuiabá e trazer ainda mais conquistas para nossa cidade, que é repleta de artistas talentosos. Nada disso seria possível sem o trabalho e a orientação dos nossos professores, que nos desafiaram, incentivaram e acreditaram no nosso potencial. Que seja apenas o começo de muitas vitórias!”, almeja.
A disputa ocorreu nos dias 9 e 10 de agosto, coroando meses de preparação intensa. Desde abril, as bailarinas se dedicam a ensaios aos finais de semana e capacitações com nomes de destaque no cenário nacional, como Adriana Assaf, da Companhia Paulista de Dança.
Para a professora e coreógrafa Daniele Corrêa, o resultado vai muito além da medalha. “Ficamos felizes com esse primeiro resultado da companhia e também agradecidos pelo reconhecimento e apoio do Sesi, que promove educação, inovação social e cultura no nosso estado”, destaca.
Orgulhoso com a desenvoltura das bailarinas, o professor e coreógrafo Yves Shinnyngr também celebra a premiação. “Para o Sesi, é um marco que reafirma o valor da formação artística como parte fundamental do desenvolvimento humano, mostrando que investir em cultura e dança é investir em educação de qualidade e em oportunidades transformadoras. Mais do que um prêmio, é um símbolo de que o trabalho em equipe, a persistência e a paixão pela arte podem levar qualquer sonho ao pódio”.
A Cia. Sesi de Dança
Idealizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), a Cia. Sesi de Dança estreou no cenário artístico em julho deste ano com o espetáculo Dom Quixote. A proposta é financiada pelo Sesi Nacional enquanto projeto estruturante em cultura, com apoio das indústrias Marajá, Trael, Energisa e Bom Futuro por meio de investimento social privado.
Para o gerente de Cultura e Inovação do Sesi MT, Fernando Pereira, quando a indústria investe em ações sociais e culturais, ela está investindo no próprio futuro. “A Companhia Sesi de Dança é um exemplo vivo disso. Com o apoio do Sesi Nacional e de empresas privadas, conseguimos promover desenvolvimento humano, fortalecer talentos, gerar impacto positivo na comunidade e fomentar a economia criativa do Estado”, afirma.
A Cia foi criada com o propósito de oferecer oportunidade a bailarinos da comunidade e preencher uma lacuna na cadeia produtiva da dança em Mato Grosso, fortalecendo o setor fora dos grandes centros, como eixo Rio-São Paulo.
A coordenação durante o processo de criação deste time brilhante foi dividida entre dois nomes de peso no cenário nacional: Adriana Assaf, da Cia Paulista de Dança, e o coreógrafo cuiabano Yves Shinnyngr, referência em jazz dance e atual professor do grupo ao lado de Daniele.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários