Cuiabá, 13 de Agosto de 2025
Notícia Max
13 de Agosto de 2025

ECONOMIA Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 10:43 - A | A

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 10h:43 - A | A

oportunidade de negócios

Sedec participa da ExpoEcos 2025 e fortalece apoio ao setor supermercadista e de distribuição

Iniciativa inclui lounge com acesso a linhas de financiamento e espaço exclusivo para pequenos produtores

Da Redação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está presente na ExpoEcos 2025, o Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service, realizado até o dia 14 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A secretaria está com um Lounge especial no evento onde os visitantes terão acesso a informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e incentivos fiscais do Estado.

No local, os participantes da feira também poderão saber mais sobre as linhas de crédito da Desenvolve MT e o programa MT Garante. O objetivo é ampliar as condições de financiamento e fomentar o empreendedorismo, tanto para empresas consolidadas quanto para microempreendedores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ao participar da abertura oficial do evento nesta terça-feira (12.8), destacou que a feira é um dos principais pontos de encontro entre produtores, distribuidores e empresários, fortalecendo as cadeias produtivas e gerando novas oportunidades para o setor.

“Não adianta produzir se não tiver quem distribua. A cada ano que passa, a feira melhora. São mais expectativas de bons negócios, mais capacitação para quem está no segmento. Por isso, todos os anos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a gente se junta nesta feira com vocês porque a gente quer estar ao lado de quem trabalha, quem produz, quem gera emprego e quem faz esse Mato Grosso cada vez melhor”, afirmou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, reforçou o potencial econômico do Estado e o fato de que Mato Grosso reúne condições únicas para expandir sua economia.

“Na minha visão, não há no nosso território nacional nenhum estado ainda com tanto potencial de desenvolvimento, tão preparado para se desenvolver como o Estado de Mato Grosso. Portanto, nós precisamos nos tornar cada dia mais um estado de empreendedores e é com esse pensamento que hoje a gente tenta conduzir da melhor forma possível o governo do Estado do Mato Grosso”, enfatizou.

Uma das iniciativas apoiadas pela Sedec no evento foi a disponibilização de 30 guichês exclusivos para microempreendedores, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). A ação permite que pequenos produtores exponham e comercializem seus produtos diretamente para o público da feira. 

O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck, ressaltou a importância dessa participação. “Durante a feira, nós teremos a presença de muitos empresários e os pequenos produtores precisam ter esse acesso à população, aqui a gente atua como esse elo,” disse.

Luciano de Almeida, presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), destacou o crescimento da ExpoEcos ano após ano e a importância do setor.

“A cada edição esse evento se fortalece. Esse ano foram 100% estandes comercializados. O nosso setor emprega 40.000 funcionários diretos, 10.000 funcionários indiretos e movimenta 40 bilhões de reais por ano.”

A ExpoEcos 2025 é realizada por entidades do setor e espera atrair cerca de 20 mil visitantes ao longo dos três dias, movimentando aproximadamente R$100 milhões e gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários