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ECONOMIA Quarta-feira, 08 de Novembro de 2017, 12:59 - A | A

Quarta-feira, 08 de Novembro de 2017, 12h:59 - A | A

OUTUBRO

Energia elétrica lidera o ranking de reclamações do Procon-MT

Redação

Reprodução

 

O Procon de Mato Grosso, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 3.051 atendimentos no mês de outubro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 2.173 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br), foram 878 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a área serviços essenciais, com 1.326 atendimentos. Liderando o setor, está a categoria energia elétrica, com 736 registros, seguido por água e esgoto, que teve 347 reclamações, e telefonia celular, com 162.

Em segundo lugar, está a área assuntos financeiros, com 326 reclamações: 124 para a categoria banco comercial, 55 para cartão de crédito e 45 para outros contratos.

A área produtos ocupa o terceiro lugar do ranking, com 246 atendimentos, sendo 32 para telefone (convencional, celular, interfone, etc.), 26 para eletrônico importado e 13 para vestuário (Calçado/Roupa).

Já a área serviços privados, com 202 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 54 procedimentos para TV por assinatura (Cabo, Satélite, etc.), 28 para escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 24 para agências e operadoras de viagens (pacotes turísticos).

A categoria habitação aparece em quinto lugar, com 33 reclamações, seguida de saúde, com 28 registros, e alimentos com 12 reclamações.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 878 reclamações em Mato Grosso. A área telecomunicações foi a mais demandada, com 406 registros. Em segundo lugar, estão os serviços financeiros, com 266 reclamações; e em terceiro produtos de telefonia e iInformática, com 94 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria produtos Eletrodomésticos e eletrônicos, com 33 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria demais produtos, com 29 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área transportes, com 25 registros, e o sétimo pela categoria demais serviços, que teve 19 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área saúde seguida por agua, energia e gás, em nono lugar, com dois registros.

As categorias alimentos, educação, habitação e turismo/viagens não tiveram reclamações registradas no mês de outubro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e do Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500. (Com informações da assessoria do Procon/Sejudh-MT)

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