Cuiabá, 16 de Julho de 2024
Notícia Max
16 de Julho de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 16:52 - A | A

Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 16h:52 - A | A

Ariane 6

Europa lança foguete poderoso com 4 anos de atraso

Missão inaugural, de quase três horas de duração, não será um voo comercial, mas levará satélites e experimentos de agências, empresas e universidades europeias. Feito marca a volta da Agência Espacial Europeia (ESA) ao espaço

G1

Com quatro anos de atraso, o poderoso foguete Ariane 6 decolou pela primeira vez nesta terça-feira (9) direto da Guiana Francesa.

A missão inaugural do veículo espacial, de quase três horas de duração, não será um voo comercial, mas levará satélites e experimentos de agências, empresas e universidades europeias.

O feito também marca a volta da Agência Espacial Europeia (ESA) ao espaço depois de um hiato de um ano.

"Este é um grande momento para a Europa, pois o foguete garantirá nosso acesso garantido e autônomo ao espaço – e toda a ciência, observação da Terra, desenvolvimento de tecnologia e possibilidades comerciais que ele envolve", disse a ESA em um comunicado.

Se tudo correr bem com sua estreia, o lançador terá cerca de 30 missões para clientes a serem lançadas nos próximos anos.

Desenvolvido por uma rede industrial em 13 países sob coordenação do ArianeGroup, o Ariane 6 oferece flexibilidade para lançar tanto cargas pesadas quanto leves.

Além disso, ele permite que pequenos satélites viajem junto com a carga principal, tornando o acesso ao espaço mais econômico e eficiente para pequenas empresas.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários