Cuiabá, 14 de Junho de 2024
Notícia Max
14 de Junho de 2024

OPINIÃO Terça-feira, 29 de Junho de 2021, 09:26 - A | A

Terça-feira, 29 de Junho de 2021, 09h:26 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Ansiedade: o que posso fazer?

Ao contar, preste bastante atenção na inspiração e expiração, concomitante, alimente pensamentos positivos.

FRANCISNEY LIBERATO

A ansiedade está por todos os lugares, ela não escolhe o sexo, idade, cor, estado civil, circunstâncias da vida, enfim, ela ataca qualquer ser humano, por isso que ninguém está imune a esse problema mental e emocional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a ansiedade e a depressão são doenças populares da vida moderna, as quais têm gerado um prejuízo aproximado de um trilhão de dólares para a economia mundial.

Diante desse problema e do caos que enfrentamos, vou apresentar algumas dicas práticas que podem auxiliar no tratamento da mente e da ansiedade:

Respiração – a respiração é a base de nossa vida para que possamos sobreviver, mais não só isso, ela pode tranquilizar a nossa mente se inspirarmos e respirarmos contando até 10 ou mais, bem lentamente, de acordo com a sua preferência.

Ao contar, preste bastante atenção na inspiração e expiração, concomitante, alimente pensamentos positivos.

Faça isso ao acordar, ao deixar e todas as vezes que se sentir estressado, ansioso, impaciente, ameaçado etc. A respiração é uma técnica de relaxamento.

Alongamento – ao acordar, antes de deitar-se, e em todos os momentos que sentir necessidade, não hesite em fazer um bom alongamento. Alongar os braços, mãos, pernas, pescoço, o corpo por inteiro.

O ato de alongar diminui a tensão do corpo e nos dá a sensação de leveza. Fazer atividade física semanalmente e regularmente é relevante para dar sustentabilidade corporal e mental.

Sono e alimentação – o sono deve ser organizado e sistemático, para que assim você possa desenvolver o hábito do sono na sua vida. A média de sono deve ser de aproximadamente 8 horas por noite. Durma sempre cedo.

Ao acordar, a alimentação pela manhã deve ser a nossa melhor e principal refeição, pois passamos muitas horas repousando e sem nutrientes. Coma como um rei pela manhã; no almoço, coma normalmente; já a noite, coma como um mendigo. Procure um nutricionista para fazer uma dieta saudável para sua vida.

Música e televisão – procure por boas músicas e bons programas, filmes e seriados de televisão. Se é para animar, escute e veja algo dinâmico e positivo; se for para relaxar, ouça músicas tranquilas e filmes serenos, isto é, utilize desses instrumentos de acordo com o momento que está vivendo do seu dia. Seja coerente com suas escolhas.

Gestão do tempo – cumpra os seus compromissos e tarefas com responsabilidades, seja organizado. Não viva como um bombeiro apagando fogo. A desorganização e a bagunça provocam ansiedade e estresse. Antecipe-se, e chegue a tempo para os seus compromissos e afazeres. Faça uma gestão global do tempo em sua vida, isto é, 360°.

Leitura da Bíblia – tenho por costume da leitura diária da Bíblia. Vejo o quanto isso é importante para a nossa saúde mental, emocional e espiritual. Ler o livro de Salmos e Provérbios são boas reflexões para início de uma jornada de estudo e meditação.

Natureza – ter o contato com a natureza, respirar ar puro, contemplar as belezas que Deus construiu para o seu humano, andar descalço para ter contato com a terra, tomar banho de rio, enfim, são benção que temos disponíveis e que devemos utilizar, pelo menos uma vez por semana.

Estimulantes – evite o uso dos estimulantes, como: café, guaraná ralado, chá preto, energético, pré-treino, remédios para se manter focado e acordado. Todos esses estimulantes são prejudiciais para saúde. Se o corpo precisa de descanso, descanse, em vez de introduzir medicamentos e estimulantes que não farão bem ao nosso corpo, a curto, médio e a longo prazo.

Observe – cuide e zele de todos os sinais, pois o “corpo fala”. Se há algo estranho, já procure ajuda com pessoas e profissionais confiáveis e utilize de substâncias pertinentes para essa dificuldade. Você deve ser o protagonista da sua vida. Cuide do seu corpo e mente.

Evite o uso exagerado de celular e aparelhos tecnológicos, pois potencializam a ansiedade, além de provocar vício.

Todas essas dicas são relevantes e simples, e que podem lhe auxiliar no trato da ansiedade. Cuide da sua vida. Aplique todas as técnicas, se deseja reorganizar e ressignificar a sua vida. Lembre-se: ninguém está imune a ansiedade, porém você tem a capacidade de melhorar a sua vida!

 

Francisney Liberato é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários