Cuiabá, 29 de Janeiro de 2026
Notícia Max
29 de Janeiro de 2026

CIDADES Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026, 15:41 - A | A

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026, 15h:41 - A | A

carnaval

Cuiabá lança campanha para orientar sobre ISTs, testagem e prevenção ao HIV

A ação contará com atividades educativas, orientações e panfletagem em pontos estratégicos da cidade

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada, realizará durante o período de Carnaval a campanha “Bora Combinar?”, com foco na orientação da população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), uso do preservativo, testagem e divulgação das profilaxias PEP e PrEP.

A ação contará com atividades educativas, orientações e panfletagem em pontos estratégicos da cidade. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, as equipes estarão na Arena Pantanal. Já no dia 13 de fevereiro, a campanha acontece na saída para Chapada dos Guimarães, em parceria com o Detran, que também participará com ações de conscientização sobre “se beber, não dirija”, incluindo o uso de óculos de simulação de embriaguez. No dia 14 de fevereiro, as atividades serão realizadas na Praça da Mandioca.

Durante as ações, a população também poderá receber autotestes de HIV para levar para casa, caso manifeste interesse, seja para uso próprio ou para compartilhar com parceiros ou amigos.

A campanha reforça que os preservativos são a principal forma de prevenção contra o HIV, sífilis, hepatites virais e outras ISTs. Além disso, o gel lubrificante também será divulgado como um aliado importante na prevenção, pois diminui o atrito e reduz o risco de rompimento do preservativo.

Outro destaque da ação é a divulgação da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é um método de prevenção ao HIV indicado para pessoas que têm maior risco de exposição ao vírus. A PrEP prepara o organismo para uma possível exposição e leva de 2 a 7 dias para atingir níveis ideais de proteção.

Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é indicada para situações de emergência, como relação sexual sem preservativo, rompimento do preservativo ou casos de violência sexual. A PEP consiste no uso de medicamentos por 28 dias e deve ser iniciada o mais rápido possível após a exposição, preferencialmente nas primeiras duas horas, podendo ser utilizada em até 72 horas. Em caso de risco, a orientação é procurar imediatamente uma UPA.

Em Cuiabá, a PEP é gratuita e sigilosa e está disponível diariamente nas unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE):

- SAE Lixeira – Av. João Gomes Monteiro Sobrinho, 575 – Lixeira

- SAE CPA – Rua Óbidos, s/n – CPA I

Além disso, todas as UPAs do município, que funcionam 24 horas, também realizam a dispensação da PEP.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, caso o paciente apresente qualquer sintoma ou sinal clínico que levante suspeita de IST, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação profissional.

A população também é orientada a realizar a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, disponível gratuitamente pelo SUS. Os testes podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde e nos SAEs.

O tratamento das pessoas com HIV e outras ISTs é fundamental, pois melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções, protegendo não só o paciente, mas toda a comunidade.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação, incentivar o cuidado com a saúde e reforçar a prevenção, especialmente em um período de maior exposição e circulação de pessoas, como o Carnaval.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários