A ONG Amigos do Bem há três anos presta serviços sociais em Cuiabá. Presidida por Sadi Oliveira dos Santos, a instituição presta diversos serviços à sociedade, como a divulgação de crianças desaparecidas, atendimento oftalmológico, auxílio na limpeza dos bairros, entre outros.
Sadi diz que a ONG foi criada no estado de Rondônia, há sete anos, e quando veio para Cuiabá decidiu registrar a ONG e continuar os trabalhos sociais aqui na Capital. “Aqui começamos a fazer novos trabalhos. Hoje buscamos crianças desaparecidas, temos o projeto Visão Fácil, que é o atendimento com o serviço de oftalmologia, também temos o projeto Limpeza Premiada, de educação ambiental”.
Quanto ao atendimento oftalmológico, Sadi explica que é feito por meio de cadastramento. Uma equipe percorre os bairros da Capital, realiza o cadastro e a pessoa é encaminhada para a sede da ONG, na Rua Campo Grande, centro de Cuiabá. A instituição também participa de ações sociais como o Multiação, sendo que nessas ocasiões além do exame gratuito, também são distribuídos óculos para a população.
“Vamos nos bairros, cadastramos as pessoas para quem precisa fazer o exame, aí a pessoa vem aqui e faz o exame de vista. Outra ação é que vamos nos projetos sociais, onde atendemos em torno de 50 pessoas e distribuímos 50 óculos lá. Quem não é atendido a gente cadastra para que ela venha aqui fazer o exame durante a semana”, diz Sadi. O presidente afirma que durante o exame, se for constatada alguma patologia, o paciente é encaminhado para a instituição Lions da Visão.
A Amigos do Bem também tem diversos parceiros, ressalta Sadi, o que proporciona outros tipos de benefícios para a população, como o desconto nas consultas médicas. “Temos o projeto Doutores do Bem, que são médicos que doam consultas para a ONG e nós doamos para quem precisa. São médicos cardiologistas, ortopedistas e até mesmo odongológicas”.
Hoje, a instituição atende aproximadamente 80 a 90 pessoas diariamente, e já prevê a abertura de uma nova sede, pois o espaço já está diminuto, não comportando o número de pessoas que buscam atendimento. Na nova sede que está em fase de conclusão, funcionará também novos projetos, como uma farmácia social.
A ONG também já trabalha o projeto Banco de Alimentos, que vem sendo criado e que vai arrecadar e distribuir alimentos aos mais necessitados. “É esse o nosso trabalho, ajudar as pessoas que precisam”.
Esperando atendimento na recepção, a senhora Maria Luzia, moradora do bairro Novo Horizonte, conta que teve conhecimento da ONG durante a visita da equipe ao seu bairro, onde fez o cadastramento e esperava para fazer a consulta oftalmológica.
“O atendimento aqui é bom, rápido. A moça passou em minha casa fazendo o cadastro e vim aqui fazer o atendimento da consulta da vista”, disse a moradora.
Já Marta Silvestre frisa que já tinha consultado, e por gostar do atendimento, levou o seu esposo para realizar o exame. “Já consultei a semana passada, e agora meu esposo está consultando, o atendimento é muito bom”.
Mas Sadi Oliveira esclarece que o trabalho da ONG vai além do atendimento médico, como o projeto Pintando a Saúde, onde a Amigos do Bem reformou uma das alas do hospital Santa Casa. Também o projeto Boca de Lobo Saudável, onde vão até os bairros e colocam grades nas bocas de lobo, para impedir o entupimento.
“Também temos um trabalho voltado para as pessoas da terceira idade, onde são mais de 20 mil pessoas de todo Estado, que utilizam hoje o nosso convênio, pois temos médicos mais baratos, dentistas, laboratórios, são empresários que nos oferecem condições mais baratas para oferecermos aos nossos associados. Por exemplo, um exame que custa R$ 100, o nosso conveniado paga R$ 40, repassamos esse desconto para as pessoas que necessitam de atendimento”.
O próximo passo, diz Sadi, é buscar o engajamento da juventude nesse trabalho social, sendo que a ONG irá até as escolas, buscando um líder de cada unidade escolar para que esse líder desenvolva esse trabalho social. “É preciso conscientizar o jovem de hoje sobre a importância da solidariedade, mostrar que fazer o bem é importante, e esses projetos que criamos é exatamente para isso, para conscientizar a pessoa que é importante fazer o bem”, finalizou Sadi.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
Instituto Lions da Visão 31/08/2021
O Instituto Lions da Visão reitera que não possui qualquer vínculo ou ligação com a pessoa tão pouco com a ONG mencionada por esta matéria , defendemos que a consulta oftalmológica seja realizada por um MÉDICO e não por um optometrista . Todo procedimento ambulatorial ou cirúrgico realizado dentro a Instituição , se da através do Sistema único de Saúde o SUS de forma inteiramente gratuita. Nos colocamos à disposição para maiores dúvidas.
Instituto Lions da Visão 31/08/2021
O Instituto Lions da Visão reafirma que não possui nenhum vínculo com tal pessoa ou a ONG mencionada por esta matéria, defendemos que a consulta oftalmológica seja realizada por um MÉDICO e não por optometrista, todas as consultas e demais procedimentos cirúrgicos do Instituto Lions da Visão são realizados dentro da própria instituição e de forma inteiramente gratuita. Estamos a disposição para maiores explicações.
Edna vieira 16/08/2021
Eu admiro muito esse trabalho de vocês, como professora é também já coordenei programas sociais e me apaixonei por esses projetos, hoje tenho uma escola, mas minha maior aspiração era coordenar um projeto como esse em minha cidade, pois adoro trabalhar nessa área.
3 comentários