A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, apresentou o projeto do Complexo da Casa do Autista, atualmente em fase de planejamento pela Prefeitura de Cuiabá, à desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, em reunião realizada nesta quarta-feira (13), no gabinete da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O encontro com a desembargadora, que também é vice-presidente do TJMT e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, teve como pauta principal a troca de experiências e parcerias voltadas ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Samantha destacou que a proposta prevê a oferta de diversos tipos de tratamento e serviços especializados para crianças, jovens e adultos com TEA, além de estratégias para a manutenção da estrutura a longo prazo. A equipe do Núcleo de Apoio à Primeira-Dama também conheceu as ações voltadas ao autismo desenvolvidas pelo Tribunal.
“Essa reunião foi importante para conhecermos melhor e aprender com o trabalho do Tribunal de Justiça nessa causa. O TJMT tem experiência não só em nível estadual, mas também reconhecida nacionalmente, e podemos trazer essa expertise para a nossa realidade. Apresentamos o projeto do Complexo da Casa do Autista e conversamos sobre as possibilidades do que será oferecido dentro desse espaço, os tipos de tratamento e serviços especializados. Estamos somando conhecimentos, entendendo melhor o que é essencial incluir no complexo e, principalmente, como viabilizar os recursos necessários para manter a estrutura”, afirmou Samantha Iris.
Durante a reunião, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho se colocou à disposição para construir ações conjuntas com o município, especialmente na área de capacitação e no desenvolvimento de políticas públicas inclusivas.
Nilza Maria destacou as iniciativas promovidas pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, como a Capacitação e Conscientização em Autismo. A ação percorre comarcas do interior e da capital, promovendo conhecimento a magistrados, servidores e profissionais de apoio sobre como lidar com as demandas específicas de pessoas com autismo, fortalecendo o atendimento no âmbito do Judiciário.
Complexo Nilo Povoas - Casa do Autista
A futura Casa do Autista da capital mato-grossense será instalada no tradicional prédio do antigo Colégio Estadual Nilo Póvoas. O projeto ganhou força após visita técnica da primeira-dama Samantha Iris à Casa do Autista, em Balneário Camboriú (SC). A unidade de acolhimento e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é referência nacional e atende cerca de 200 crianças, de 3 a 11 anos, diagnosticadas no município.
No início de agosto, o vice-governador Otaviano Pivetta assinou um acordo de cooperação que transfere oficialmente ao município a gestão do antigo Colégio Estadual Nilo Póvoas, para que Cuiabá possa instalar um complexo voltado a autistas e neurodivergentes. O ato contou com a presença da primeira-dama Samantha Iris e do prefeito Abílio Brunini.
Após a cessão, o prédio do antigo colégio passou por limpeza para o início dos trabalhos de transformação em um grande complexo multiúso, voltado à inclusão e à acessibilidade. O próximo passo é a fase de projeto.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários