Cuiabá, 23 de Julho de 2025
Notícia Max
23 de Julho de 2025

CULTURA Quarta-feira, 23 de Julho de 2025, 10:26 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2025, 10h:26 - A | A

Em Brasília

Corpo de Bombeiros participa de reunião nacional para padronizar atuação em desastres

Objetivo é alinhar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta dos Corpos de Bombeiros no país em emergências

Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participa, ao longo desta semana, de reuniões técnicas promovidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para discutir a criação de guias nacionais de padronização das operações de resposta a desastres. Além de Mato Grosso, participaram representantes de outras nove unidades da federação. As reuniões tiveram início na terça-feira (22.7) e seguem até esta quarta-feira (23) em Brasília (DF).

Os encontros fazem parte dos projetos IntegraBombeiros e Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). O IntegraBombeiros foi criado com o objetivo de superar a fragmentação e a falta de protocolos unificados entre os Corpos de Bombeiros Militares de todo o País.

Representando o CBMMT, o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), destacou a importância da participação de Mato Grosso nas discussões, que visam alinhar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta em situações de emergência, sejam elas de origem natural ou provocadas por ações humanas.

Além de Mato Grosso, contribuíram com os debates representantes dos estados de Alagoas (AL), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Paraíba (PB), Rondônia (RO) e São Paulo (SP).

“A participação de Mato Grosso nesse grupo de trabalho é fundamental para que possamos avançar na construção de protocolos unificados e fortalecer a cooperação entre os Corpos de Bombeiros do país. Operações de resposta a desastres exigem agilidade, clareza nos papéis e integração entre os entes envolvidos. Com a padronização, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de atuação conjunta. O CBMMT está comprometido com esse processo de construção coletiva”, afirmou o tenente-coronel.

Já a diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Isabel Figueiredo destacou a importância da iniciativa diante da urgência de protocolos padronizados, especialmente após as recentes tragédias, provocadas pelas enchentes, que atingiram o Rio Grande do Sul (RS), em abril e maio de 2024. 

“A tragédia evidenciou a urgência de uma articulação nacional imediata e coordenada entre os Corpos de Bombeiros. Precisamos de protocolos únicos e padronizados, construídos de forma coletiva com estados e municípios, respeitando a diversidade do nosso País”, explicou.

Além de fortalecer a integração entre as corporações, as normas pretendem otimizar recursos, ampliar a eficiência das ações e melhorar a segurança tanto para os profissionais quanto para a população. “A padronização será essencial para reduzir danos e fortalecer a capacidade de resposta em todo o território nacional. O que está sendo elaborado é mais do que um guia: é uma base estratégica para salvar vidas”, reforçou o coordenador-geral do Susp, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Márcio Mattos.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários